ROAF automatiza triagem de resíduos, aumenta recuperação com sensores TOMRA.

Inaugurada em 2014, a ROAF é uma planta de triagem de resíduos totalmente automatizada com os sensores óticos da TOMRA e ocupa o segundo lugar na classificação de resíduos sólidos urbanos por volume na Noruega.

Desde que aboliu a coleta separada de plásticos, a instalação poderia aumentar suas taxas de recuperação de orgânicos e plásticos, maximizando seus esforços de reciclagem e mantendo baixo o impacto ambiental. A planta não apenas está mais perto de atingir as taxas de reciclagem de plásticos da UE em 2025 de 50%, mas também usa os orgânicos recuperados para a produção de biogás e o abastecimento de seus caminhões de coleta de resíduos.

ROAF plant with TOMRA's optical sorters

A instalação está situada em Skedsmokorset, perto de Oslo, e coleta e seleciona resíduos de 7 municípios vizinhos. Até sete anos atrás, os plásticos eram coletados separadamente na calçada, assim como papel e papelão e resíduos residuais. Infelizmente, muitos recicláveis ainda acabaram na fração de lixo doméstico e foram considerados queimados. Para otimizar a recuperação de recursos e mitigar o impacto negativo da incineração, TOMRA e ROAF examinaram conjuntamente a composição dos resíduos domésticos e criaram um modelo de negócios para introduzir uma nova abordagem de gestão de resíduos para os sete municípios atendidos.

A triagem de resíduos mistos impulsiona a recuperação de recursos

Com base em uma análise detalhada e vários testes realizados com exemplos de resíduos sólidos urbanos da região no Centro de Testes da TOMRA na Alemanha e localmente na Noruega, os parceiros desenvolveram um novo modelo de negócios. A nova abordagem inclui uma mudança nas práticas de gestão e coleta de resíduos da região e a construção de uma nova unidade de triagem.

Quanto à coleta de resíduos, os municípios da ROAF aboliram a coleta seletiva de plásticos e agora seguem um sistema de coleta de resíduos de 3 recipientes: os moradores descartam os resíduos biológicos em sacos verdes e os jogam junto com plásticos e resíduos no recipiente de resíduos sólidos urbanos, que é recolhido por um caminhão ROAF e transportados para o centro de triagem.

Um segundo recipiente reúne papel e papelão e o terceiro destina-se ao descarte de embalagens de vidro e metal. A segunda parte do novo modelo de negócios foi a construção da primeira planta de triagem de RSU do mundo totalmente automatizada. Após um período de planejamento extensivo de 3 anos, o construtor alemão STADLER construiu a planta em apenas 3 meses e recebeu o prêmio de negócios germano-norueguês por seus esforços em 2014. Os trommels, abridores de sacos, separadores balísticos, eddy-current, ímãs e peneiras vibratórias trabalham em conjunto com os separadores ópticos mais avançados da TOMRA. Dezesseis AUTOSORT™ processam 40 toneladas de resíduos por hora. A partir desses resíduos, as unidades recuperam biorresíduos, papéis e plásticos com alto nível de precisão no processo de triagem.

Uma vez que os orgânicos, juntamente com os resíduos coletados na calçada, chegam à usina de triagem, eles são alimentados na instalação. Primeiro, três dos sistemas AUTOSORT™ da TOMRA separam as sacos verdes dos resíduos restantes.
TOMRA's AUTOSORT™ in ROAF's plant

Enquanto as sacolas verdes são enviadas para um local de biogás, onde os orgânicos são convertidos em biogás para reabastecimento dos caminhões de coleta e biofertilizantes da usina, as sacos de resíduos restantes passam por outras etapas de triagem.

Diferentes peneiras de tambor separam os materiais por tamanho antes dos separadores balísticos e 16 AUTOSORT™ altamente precisos realizam uma diferenciação muito mais precisa por tipo de material. Graças às tecnologias avançadas das unidades de classificação baseadas em sensores, incluindo NIR e VIS, cinco tipos diferentes de plásticos (LDPE, HDPE, PP, PET e plásticos mistos), bem como papel, podem ser separados com precisão do material de alimentação. Na última etapa, ímãs e eddy-current removem as frações metálicas.Todas as frações individuais geradas são armazenadas em bunkers e vendidas para processadores europeus, que transformam os materiais em reciclados de alta qualidade.

Em 2014, a fábrica já estabeleceu metas ambiciosas, mas olhando para trás a combinação de otimização de processos e equipamentos de última geração levou a um aumento considerável na recuperação de plásticos e resíduos sólidos urbanos. Além disso, enquanto em 2014 as metas de triagem foram fixadas em 2.500 toneladas de plásticos e 6.000 toneladas de orgânicos por ano, a capacidade em 2021 chega a 3.600 toneladas para plásticos e 11.500 toneladas para bioresíduos. Finalmente, desde a automação da planta em 2014, os esforços de triagem manual não são mais necessários, e o pessoal pode ser alocado para outras tarefas dentro da empresa. Olhando para os objetivos de longo prazo, a ROAF pretende aproveitar as suas realizações atuais e a experiência acumulada para atingir taxas de reutilização e reciclagem de 70% em 2030. A sua ambição está em linha com as metas estabelecidas pela UE que exigem taxas de reciclagem de plástico de 55% e os de resíduos sólidos urbanos de 60% até 2030.

Tom Roger Fossum, Technical Director at ROAF
Tom Roger Fossum, Diretor Técnico da ROAF, comentou: “Desde o início de nossa colaboração, temos certeza de que escolhemos os parceiros certos.

Tanto a TOMRA quanto a STADLER sempre estiveram à disposição e empreenderam esforços consideráveis, usando suas sinergias e combinando-as com nossa experiência local de gerenciamento de resíduos para realizar o projeto em conjunto. Como os resultados mostraram, tudo valeu a pena.”

Oliver Lambertz, vice-presidente e chefe de desenvolvimento de negócios da TOMRA Recycling, acrescenta: “Estou acompanhando o projeto desde o início e pude ver como os pensamentos e testes iniciais se transformaram em um projeto inovador de práticas recomendadas. O que vemos agora é um sistema otimizado de gestão de resíduos, tornando a coleta seletiva de plásticos neste caso redundante. Ao mesmo tempo, poderíamos aumentar as taxas de recuperação e tirar a maior parte de nossos recursos. Na verdade, muito pouco se perde.”

A contribuição da TOMRA para a mudança do sistema

O ROAF e sua mudança de sistema podem ser vistos como um exemplo de melhor prática para gerenciamento e reciclagem de resíduos otimizados. Embora este sistema não seja aplicável a todos os países devido às infraestruturas não homogéneas, neste caso as taxas de plásticos e de valorização de resíduos são mais elevadas quando os plásticos não são recolhidos separadamente, mas em conjunto com os orgânicos e resíduos no contentor de resíduos sólidos urbanos.

Círculo de Resíduos BIO
Mas o sucesso não seria tão bom sem a tecnologia adequada. A combinação de uma gestão eficiente de resíduos e tecnologias avançadas de triagem faz com que a triagem de resíduos mistos ganhe o jogo no sul da Noruega e a ROAF ocupa o segundo lugar no processamento de resíduos domésticos em volume na Noruega.

Forças conjuntas trabalhando para um objetivo comum

Fazer a diferença e possibilitar a mudança não vem sozinho. Requer uma colaboração suave e direcionada, um objetivo comum e uma visão. A empresa norueguesa de gerenciamento de resíduos perseguiu a visão de aumentar as taxas de reciclagem e explorar o valor total de nossos recursos antes que eles sejam perdidos. Para transformar sua ambição em realidade, a escolha dos parceiros certos tornou-se crucial.

“Nosso objetivo era automatizar a triagem de resíduos e otimizar consideravelmente nosso sistema de gerenciamento de resíduos. Trabalhamos com a TOMRA há séculos e sempre nos convencemos de sua tecnologia, experiência e serviço. Eles vão além, fazem parceria para encontrar a melhor solução e apoiam sua implementação e otimização contínua do processo. Para nós, não havia outra forma senão colaborar novamente com eles”, reforçou Tom Roger Fossum. Finalmente, três empresas do setor orientadas por propósitos, a saber, ROAF, TOMRA e STADLER, unem esforços para transformar as visões da ROAF em realidade e mostrar que não há apenas uma abordagem para a gestão eficiente de resíduos e que a colaboração é uma porta aberta quando trata do avanço da reciclagem.